quarta-feira, 2 de agosto de 2017

79º dia - Destino Redding - Califórnia (USA)

Dia 14 de julho de 2017.

Hoje ao carregar as coisas na moto constatei, mais preocupado ainda, que o vazamento de óleo da suspensão dianteira tinha aumentado, havia uma poça de óleo no chão.



Parei em um McDonald's, à poucos metros do motel aonde havia dormido, para tomar café e quando fui pegar a moto, minutos depois, tinha mais óleo acumulado no chão.

Saí preocupado pois não sabia quais as consequências de rodar com pouco óleo na suspensão dianteira. Segundo o mecânico Fred, do Canadá, não era motivo de preocupação porquê eu iria rodar apenas no asfalto, seria problema se estivesse rodando em terreno acidentado.

Mesmo assim, a prioridade agora era substituir os retentores e o óleo. Fiz uma pesquisa no GPS e descobri que na cidade de Redding, já no estado da Califórnia, tinha uma loja e oficina de motos (multimarcas), à 600 km de distância. Como eu tinha trazido comigo, desde o Brasil, retentores novos, resolvi ir para lá.

Se eu tivesse programado de descer ao sul dos EUA pela highway 01, para curtir o visual, ia ter que abortar esses planos em função do vazamento de óleo da suspensão.

Estava trafegando pela I-5, dentro da velocidade permitida que é 70 mph (113 km/h), se não me engano, e vejo crescer no meu retrovisor um carro da Highway Patrol com as luzes piscando. Fiquei tranquilo pois estava dentro da lei. O carro passou por mim voando baixo e sumiu depois de uma curva - provavelmente estava "caçando" alguém.

A I-5, também conhecida por "Pacific Highway", é uma ótima estrada, , porém sem grandes atrativos aparentes ao longo de seu traçado mas mesmo assim, por simples coincidência, eu acabei por encontrar um atrativo.

Estava precisando parar para abastecer e escolhi, aleatoriamente, no GPS, um posto de gasolina. Saí da auto-estrada em um lugar quase ermo, chamado Sunvalley, e logo de cara tinha ali o posto de gasolina. Como não tinha loja de conveniências no posto, nem parei. Quando olhei para frente tinha uma ponte coberta que passava sobre um pequeno arroio, o Grave Creek, mas antes disso, à direita, tem um museu em uma casa de madeira, muito antiga, que conta a história dos primeiros habitantes do lugar, os pioneiros, assim como da construção de uma ferrovia que existia, ou existe ainda (não sei), nas proximidades.

Não parei no lugar, mas o conjunto dessas coisas todas formavam um cenário bem diferente daquele que eu estava vendo ao transitar sempre por auto-estradas. De repente, me vi transportado à um país mais natural, digamos assim, com pequenas propriedades a beira de uma rodovia simples e gente do local batendo papo à beira da estrada.

Circulei um pouco mais por aquele cenário e voltei para a highway.



Depois de 418 km rodados entrei no estado da Califórnia e alguns quilômetros depois avistei, à esquerda da I-5, o Monte Shasta.

Imponente, com seus 4.322 metros de altura, essa montanha é na verdade um vulcão, cuja última erupção ocorreu em 1786, e, apesar de ser verão, apresenta seu topo coberto de neve. Segundo li na internet, é um desafio para alpinistas experientes.

É bem legal pilotar neste trecho da I-5 tendo a companhia dessa montanha, ás vezes do lado esquerdo e às vezes à frente.






Parei alguns poucos minutos para tirar essas fotos e filmar,  e quando fui pegar a moto já havia mais um pouco de óleo da suspensão no chão.

Eu já tinha feito uma reserva em um motel da cidade de Redding, aproveitando o Wi-Fi do McDonald's quando tomei café da manhã, então quando cheguei na cidade, às 15:45, fui direto na oficina multimarcas ver se conseguia alguém para arrumar a suspensão dianteira.

Não quiseram mexer na suspensão, disseram que era coisa só para especialistas da BMW e me recomendaram a concessionária BMW da cidade de Chico, à uns 100 quilômetros dali, mas pneu eles tinham, e a um preço muito bom.

Falei para o cidadão que me atendeu, quando ele me disse que o pessoal da BMW da cidade de Chico iria dar prioridade para minha moto, por eu estar viajando, que eu e meus amigos mexicanos havíamos tido uma péssima experiência na cidade de Fairbanks com a concessionária BMW de lá.

Aproveitei e troquei o pneu traseiro, coloquei um Anakee 3. O "Zé Catapora" encerrava aqui, na ensolarada Califórnia, sua curta participação nessa nossa aventura - rodou apenas 6.000 km, da cidade de Fairbanks, no Alasca, até aqui.
Rodaria, talvez, mais uns 2.000 km no máximo, mas ele não tinha sido feito para o asfalto, estava "pedindo para sair".

Dispensei ele sem honrarias.

Tchau "Zé Catapora"!!!

A partir de agora eu iria rodar com um pneu essencialmente "street" e iria poder tirar proveito disso nas auto-estradas, ter mais segurança.

O pneu dianteiro, que eu troquei ainda quando estava no Equador, na cidade Quito, segue em perfeito estado de conservação. Nem parece que já está com quase 24.000 km rodados. Acredito que o fato da moto estar com muito peso atrás, aliviando a dianteira, tenha contribuído para isso.


Vale ressaltar aqui o bom atendimento que recebi nessa concessionária multimarcas, além de encontrar aqui várias opções de pneus (entre muitas outras coisas), com ótimos preços - paguei pouco mais de USD 170,00 pelo pneu, mais mão de obra para trocar e balancear. Ficou tudo em USD 235,00.

A cidade, por ser do interior e ficar fora do eixo da I-5, tem hospedagem barata, então se alguém estiver viajando por estas bandas e precisar de algo, segue o site e as coordenadas da loja/oficina:

Lees Honda Kawasaki Polaris

Coordenadas: N40° 34.458' W122° 21.327'

Me programei então para amanhã (sábado)  sair cedo e levar a moto até a cidade de Chico para ver se haveria boa vontade da concessionária BMW  em resolver o problema.
Eu não levava muita fé nisso, mas fazer o que?

Eu não tinha opção, estava disposto a ficar na cidade de Chico quanto tempo fosse preciso até que eles resolvessem aquela situação. Falta de peças não seria problema pois, como disse, tinha comigo retentores e guarda-pó para substituição.

Fui então para o motel onde havia feito reserva, já preocupado com o dia de amanhã.

Rodei nesse dia 618 km.
Coordenadas do hotel: N40° 35.379' W122° 23.589'

4 comentários:

  1. Que linda esta montanha, show!!!!
    Bora lá primo, estou viajando contigo, teus vídeos na tela inteira dá pra ver bem. Bela estrada com essa montanha brilhante. Deus te acompanhe.

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    1. Beleza Sandra.
      É isso aí, o ideal é assistir em tela cheia.

      Vou tentar publicar uma postagem por dia. Tá quase no fim.

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  2. Ingratidão causa ira nos leitores kkkkk cada vez melhor!!!

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    1. kkkkk....faz parte criar polêmica, mas espero que não me crucifiquem.

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