quarta-feira, 21 de junho de 2017

54º dia - Destino Jimenez (México)

Dia 19 de junho de 2017.

Tô ficando bom nisso: acordar cedo!

O celular que, ás vezes, também serve para fazer ligações telefônicas, despertou às 05:30h (3 horas a menos que no Brasil) e pulei da cama direto para dentro das botas - eu deixo elas ao lado da cama.

Arrumei as coisas na moto, e a garagem do hotel, que quando eu havia chegado ontem, estava praticamente vazia, agora de manhã estava cheia de carros, quase tudo com placa do Texas.

Fui dar uma olhada no Facebook antes de pegar a estrada e me chamou a atenção uma mensagem do meu colega aposentado da Petrobras, Celso Peixoto, falando algo sobre uma reta que aparecia na região onde eu estava.

Ele estava falando de uma reta que eu já tinha passado mas aí fui olhar no Google Maps e caiu a ficha: hoje eu tinha pela frente uma outra reta, e essa sim era de "responsa", em um trecho extremamente deserto.

Na verdade eu escolhi passar por essa região do México por um só motivo: conhecer a Zona del Silêncio, conforme comentei na postagem anterior, porém não me ative a outros detalhes como, por exemplo, quais recursos eu disporia na região em caso de emergência, uma pane na moto ou pneu furado, por exemplo.

Fui para a estrada às 06:40h e a beleza do dia amanhecendo me deixou relaxado. O sol nascendo à minha direita, projetando a minha sombra estendida no asfalto era uma coisa muito legal.

De repente, um conjunto de coisas foram formando como se fosse um cenário de um "road movie": aquela rodovia exatamente como se vê em filmes, rodeadas de formações rochosas bem típicas daquela parte do México e do estado do Texas, iluminadas pelo sol,  os caminhões "bicudos" muito comuns no México e EUA e, para completar o cenário, muitos casebres caindo aos pedaços, ao longo da rodovia, oferecendo "desayuno", escrito na parede.

Eu não tinha tomado café ainda, pois nenhum dos hotéis em que fiquei aqui no México oferece "desayuno" incluso na diária.

Poderia ter parado em uma "gasolinera" Pemex, com ar condicionado, limpo e com banheiros também limpos para comer alguma coisa, mas eu não ia perder a oportunidade de, digamos assim, sair do lugar comum.

Não tive dúvidas: é numa dessas choças que eu vou tomar café da manhã!

Parei em uma que ficava do lado oposto da rodovia. Tinha uns caminhões estacionados na frente. Já de cara tinha um outro casebre mais ao fundo escrito "regaderas", com uma, digamos assim, prestadora de serviços para caminhoneiros, pelo menos parecia, sentada em um banco, usando uma mini-saia.
Essa foto eu tirei depois que a garota saiu.


Ela falou alguma coisa para mim, no que eu respondi:

- Si, per supuesto! (eu sempre falo isso quando não entendo o que estão falando comigo aqui no México, e geralmente eu não entendo quase nada) e entrei rapidamente para o "comedor", que é o nome que dão aos restaurantes de beira de estrada.

Lá dentro estava, sentado no balcão, o motorista de um caminhão. Sentei e pedi um café com leite e enquanto a dona preparava o meu pedido fui sacar umas fotos do ambiente a fim de tentar mostrar para vocês como era o cenário.



Esperando os namorados....






Tomei o café  e voltei para a estrada. A sequência de paisagens típicas de um "road movie" continuavam e parei uma vez para tirar umas fotos.





As rodovias "cuota" aqui no México são em sua maioria perfeitas, porém existe um detalhe: os mexicanos costumam trafegar pelo acostamento para facilitar a ultrapassagem de veículos que tenham mais pressa, até porquê o acostamento não tem desnível nenhum em relação à pista de rolagem, então, ao parar no acostamento por qualquer motivo (tirar fotos por exemplo) tem que ter muito cuidado.

Bom, o ponto máximo do dia seria conhecer a tal Zona del Silêncio. Após passar a cidade de Gomez Palácio eu entrei em uma reta de uns 200 km, sendo que no meio dessa reta ficava a tal Zona del Silêncio.

Quando eu vi aquela reta na minha frente, sem nada em volta, nem um povoado, e alguns poucos caminhões, eu gelei. Se der algum problema na moto nesse trecho eu vou mofar aqui, até porquê o que eu menos avistei nessas rodovias pedagiadas do México foram: telefone para emergências e carro de apoio para atender os usuários.

Eu sabia, através do GPS, qual a distância até a próxima cidade, a partir do início dessa reta: 215 km.

Iniciei a travessia daquele trecho me borrando de medo, só pensando em sair na outra ponta, com uma parada na Zona del Silêncio para "sacar" uma foto na placa e vazar.

Mordi a língua, enrolei o cabo e fui,

140 km/h direto, ninguém passava por mim e eu passava, uma vez lá que outra, por um caminhão. Um calor quase insuportável e na minha cabeça eu só pensava que o motor da moto não podia dar  aquelas falhadas, porquê o problema era na vela, e tinha sido substituída lá na cidade de Toluca.

Eu rodava, rodava e a distância não diminuía - eu estava tenso. Estava a 140 km/h mas a sensação era de que não passava dos 70 km/h.

Finalmente fui chegando perto do início da Zona del Silêncio - eu sabia disso porquê tinha marcado ela como um "way point" em meu GPS. Quando eu fui me aproximando, faltava creio que menos de 500 metros para o ponto marcado, o motor da moto começa a falhar. Olhei pra frente e ali estava a placa: Zona del Silêncio.

Não acreditei no que estava acontecendo. A moto vinha "redondinha" o tempo todo, já faziam dois dias que tinha sido feito revisão e estava tudo bem e logo ali, naquela bosta da Zona del Silêncio, no território de ET's e lobisomens (segundo dizem), a Azulona resolve se fresquear.

- Ah, tá de "brincs" comigo, né Azulona????

Fui pro acostamento, tremendo feito vara verde e parei na placa para tirar umas fotos. Colei um adesivo da minha viagem na placa (dediquei aos ET's de todas as galáxias e ao Saci Pererê) e me preparei para vazar.

Estava rindo, mas todo borrado!


Tomaaaaaaa ET!!!!



Tinha um aglomerado de casinhas nesse ponto.

Subi na moto, temendo que ela nunca mais ligasse, mas nada disso aconteceu. Cheguei na cidade de Jimenez, cerca de 100 km dali, às 11:20h (nesse local o relógio é novamente atrasado em 1 hora).

Logo na entrada da cidade já encontrei um hotel muito bom, com um quarto muito espaçoso, ar condicionado,  piscina, etc). Barbada: apenas 550 Pesos Mexicanos ou USD 30,00.

Desisti de ir, nesse dia mesmo, até a cidade de Ojinaga, fronteira com os EUA, e resolvi dormir aqui em Jimenez. Amanhã eu faço os 320 km que me faltam até a fronteira.



Rodei nesse dia 487 km.
Coordenadas do hotel: N27° 07.276' W104° 53.675'





10 comentários:

  1. Não sou ET. Mas quero uma homenagem, pode ser no Alasca mesmo, já que poderia ter sido em acapulco. Muito mais a minha vibe!!!

    ResponderExcluir
  2. Estrada muito boa, lindo nascer do Sol (sou fã dele, sou movida por ele; o SOL); achei engraçado o nome "COMEDOR ", cada País, cidade tem seu costume, hehehe
    Primo confia na tua Azulona, ela jamais vai te deixar empenhado, é tua parceira e companhia nesta viagem/aventura vamos dizer. E não é pra qualquer um. Não Fica com medo, tu está coberto pelas Asas do Altíssimo te guiando, conduzindo com a proteção dos Anjos ao teu redor. Deus está contigo sempre.converso muito com Deus, e nas minhas conversas digo pra Ele te proteger e não deixar os Anjos saírem do teu lado. Olha não sou tipo aquelas pessoas beatas. Nem vou a igreja. Mas converso com Deus na minha casa. E confio. então primo Bora lá, va com Deus. Adorei as fotos. Cada lugar tem uma novidade interessante,que bem passa pela cabeça da gente. Dá pra fazer um livro esta tua aventura. Abraços e beijos no coração primo. ����������������������

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí prima. Bola pra frente, mas na hora dá um receio que algo aconteça. Já estou nos EUA, a tendência agora é tudo ser mais tranquilo, espero que sim.
      Obrigado.

      Excluir
  3. Mais um objetivo alcançado. parabéns Gaúcho. Fico torcendo aqui por você. ABs 1313 (risos)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí 1313. O próximo objetivo é o Monument Valley, na divisa dos estados do Arizona e Utah.
      Obrigado e também estou na torcida por você e para o Nilton e Ricardo.

      Abração.

      Excluir
  4. Devoto do Saci Pererê, essa eu não sabia ... kkkkkkkkkkkkkkk
    Suerte e tudo de bom nesse Caminho !!!
    Grande Abraço :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk......quando a barra pesa, eu sou devoto até de ti....kkkkkk

      Excluir
  5. "Zona Del Silêncio" nunca mais será a mesma !!! B'ora rodar!!!👊👊👊

    ResponderExcluir