terça-feira, 20 de junho de 2017

53º dia - Destino Rio Grande (México)

Dia 18 de junho de 2017.

Acordei às 05:30h e sem demora carreguei as coisas na moto e às 06:50h já estava saindo.

Hoje foi o dia mais frio desde que iniciei essa viagem. Nem na Cordilheira do Andes tinha pego uma temperatura tão baixa.

Assim que peguei a MEX55D olhei no termômetro do painel da moto e estava marcando 2.5ºC. A indicação de temperatura no painel, quando chega à 3ºC ou menos, começa a piscar como alerta, pois havendo condições, em algumas partes da pista pode haver a formação de gelo - um perigo tanto para carros quanto para motos.

Tive que parar logo após um pedágio para me agasalhar mais ainda pois não estava aguentando o frio.

Como previa, rodar em rodovias pedagiadas aqui no México é relativamente caro, mas vale a pena. É possível manter uma velocidade de 130/140 km/h (com segurança) durante bastante tempo, o que resulta em uma velocidade média de até 106 km/h, calculado tanto no computador de bordo da moto quanto no GPS.

O resultado disso é que cheguei na cidade de Aguascalientes cerca de 13:30h - tinha rodado então 560 km até alí.

Em Aguascalientes fica a fábrica da Nissan. Dessa cidade eles exportam todos os modelos da montadora para a América Latina, Europa e Estados Unidos. A impressão que eu tive ao passar por aqui, que a montadora é a principal, não a única, indústria da região. Eu vi inclusive uma "Universidade Nissan" na cidade, um complexo muito  bonito - fiquei impressionado.

É impressionante como algumas cidades do interior dessa região do México se parecem com cidades do interior dos EUA, enquanto outras são típicas cidades mexicanas, guardando sua identidade cultural. Aguascalientes tem essas duas faces: o centro parece uma típica cidade próspera do interior dos EUA e a periferia é genuinamente mexicana.

Abasteci e lanchei na cidade e continuei meu trajeto. Estabeleci como nova meta para hoje, já que a primeira (rodar até Aguascalientes) tinha sido alcançada com folga, continuar na estrada até às 16:00h.

Depois da cidade de Zacatecas, 100 km após Aguascalientes, comecei a entrar em uma região desértica, tipo aquela que se vê em filmes dos Texas Rangers.

Mais de uma vez eu vi tipo uns tornados levantando terra à dezenas de metros para o alto. Não eram pequenos esses "pé de vento" e não se desfaziam facilmente. Quando tive a oportunidade, parei a moto e filmei um deles - infelizmente esse que eu estava filmando se desfez logo em seguida.

Teve um que eu fui acompanhando de longe e passei do lado dele, pois eles se movem com uma velocidade incrível. O que eu achei perigoso é que quando eles atravessam a pista  não se consegue enxergá-los por que some o cone de poeira.

Já comecei a ver nessa região, com bastante frequência, carros com placas dos Estados Unidos, Texas principalmente, pois aqui não se está muito longe de vários passos fronteiriços México/EUA.

Às 16:45h resolvi entrar na cidade de Rio Grande, onde logo na entrada já encontrei um hotel que estava de bom tamanho para pernoitar.

Amanhã, se eu conseguir fazer mais ou menos a quilometragem que fiz hoje, devo dormir em uma cidade na fronteira com os EUA. A intenção é entrar pelo estado do Texas, na cidade de Presídio.

O motivo pelo qual eu escolhi vir pelo centro do México é conhecer a Zona del Silêncio, pela qual eu devo passar  amanhã.

E o que vem a ser a Zona del Silêncio? Vou transcrever abaixo um resumo retirado da internet, mas se você quiser saber mais, digita no Google "Zona del Silêncio" e veja que coisa estranha.

"A Zona del Silêncio é um dos lugares mais misteriosos do México. Esta área é o lar de muitos animais e plantas mutantes como o cacto roxo e uma versão mal formada da tartaruga do deserto.

A área recebe o nome espanhol Zona del Silêncio a partir de uma estranha anomalia que corta a transmissão de ondas de rádio quando se está dentro da zona.

Apenas 400 km de El Paso, Texas, a Zona del Silêncio interfere em sinais de rádio e TV e tem uma história documentada sobre atividades de OVNI's"

Então é isso gente, amanhã eu passo de moto pela Zona del Silêncio. Se eu não postar mais nada é porquê fui abduzido.

Rodei hoje (incríveis) 817 km.
Coordenadas do hotel: N23° 48.650' W103° 01.341'

Hoje vou deixar apenas um vídeo das tomadas que fiz ao longo do deslocamento de hoje.


6 comentários:

  1. Cuidado com os tornados !!!!
    E no deserto, não te preocupa que não tem ursos... Hehehe
    Boa entrada EUA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem tartaruga cor de rosa na zona del silêncio.
      kkkkkkkk

      Excluir
  2. que cidade bonita, adorei a música. muito legal
    Boa entrada EUA , entre sem cerimonia por que está com os anjos de Deus.
    abraços,

    ResponderExcluir
  3. Então não tem registro fotos do Vale do silêncio? Continua em silêncio! O que sentiu lá? Em mim deu medo.e vc? Saudades e bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na próxima postagem eu conto, mas já adianto que o lugar é estranho.
      Saudades também.
      Bjs.

      Excluir