quinta-feira, 1 de junho de 2017

37º dia - Destino Esterillos Oeste (Costa Rica)

Dia 01 de junho de 2017

Em uma viagem desse porte nem tudo é um mar de rosas. Tem dias que você vai do céu ao inferno, e vice-versa.
Hoje, por exemplo, foi um dia desses e já conto porquê.

Ontem a noite jantei em um restaurante mexicano que fica ao lado do hotel, na verdade ele é adjacente ao hotel. Comi uma sopa mexicana, já para ir preparando o meu estômago para a culinária daquele país.
Achei bem legal o restaurante, todo estilizado.

Seguem as fotos.







Hoje meu plano era entrar na Costa Rica pelo Passo de Rio Sereno. O Passo de Canoas, que fica na Carretera Interamericana é um verdadeiro caos, basta ler o relato do Rocha no blog dele e de outras pessoas que fizeram imigração e aduana lá. Eu já sabia que a maioria dos Passos (postos de aduana e imigração) que ficam no eixo da Carretera Interamericana em toda a América Central tendem a ser tumultuados - Terra de Malboro.

Pois bem, minha parada na cidade de Volcan foi estratégica, ela fica a 40 km do Passo do Rio Sereno.
Como não tinha café da manhã incluído na minha diária, 7:00h da manhã eu já estava a caminho da fronteira com a Costa Rica.

Cheguei na fronteira às 08:00h eu era o único vivente a fazer imigração e aduana.  Moleza né??, Carimba aqui, carimba alí, concluí minha saída do Panamá em minutos. Só não foi mais rápida porquê o tiozinho da imigração era meio pancada - creio que o cérebro dele deve ter cozinhado depois de tantos anos vivendo nesse calor.

Agora vamos para a imigração e aduana da Costa Rica. Eram 08:25h quando me dirigi à "oficina" (escritório) da imigração. Aí o guarda costa-riquenho me disse que o escritório só abriria às 08:00h.

Como assim, só às 08:00??? Já são 08:25h!!!
Sim, alí no Panamá (meio metro de distância). Aqui na Costa Rica ainda são 07:25h.

Bom, às 08:00h em ponto abriram a imigração e aduana. Vou agora para a aduana, fazer a importação temporária da moto e seguro obrigatório. Aí começou o meu inferno.

Fique mais de 3 horas esperando a emissão do meu seguro. Primeiro eu tive que pagar em um supermercado ali perto, credenciado para receber o pagamento do seguro,e depois o agente da imigração envia o comprovante juntamente com os dados da moto, via internet, para outro posto aduaneiro para que eles emitam o seguro. E qual seria esse outro posto que emite o seguro? Aquele, o de Passo de Canoas, o da Terra de Malboro.

Para piorar o cenário, quando finalmente o Passo de Canoas emitiu o seguro, a impressora do Passo do Rio Sereno (onde eu estava) escangalhou - "fodio-se"!! E o pior que eu olhava para a cara do agente aduaneiro e via um baita ponto de interrogação em cima da cabeça dele. Dava pra perceber que ele não manjava nada de informática.

Cheguei a pensar que era uma maneira muito sutil de solicitar uma "contribución", mas realmente não era pois em momento algum ele insinuou qualquer coisa nesse sentido.

Depois de quinhentas ligações, acho que para o suporte técnico, finalmente ele conseguiu imprimir meus papéis. Nisso já eram quase 11:00h.

Hoje eu queria atravessar a Costa Rica e dormir já pertinho da fronteira com a Nicarágua, porém foi tudo por água abaixo.

Mas depois de todo esse sufoco na entrada e uma chuvarada tropical, quando entrei na Carretera Interamericana aqui na Costa Rica a coisa mudou. A estrada é simplesmente linda, ela vai costeando o Rio Grande de Terraba (no trecho que eu estava). Estrada vazia, asfalto excelente, cenário maravilhoso.

Depois, na altura da cidade de Palmar Norte, onde almocei e fiz câmbio de moeda em um banco, peguei a Ruta 34 (Carretera Pacífica Fernandez Oreamuro). Um verdadeiro espetáculo. Posso dizer que foi a estrada mais bonita que pilotei até hoje. Ela lembra a Rio Santos, só que sem nenhuma imperfeição, pouquíssimo tráfego e vai ladeando o Oceano Pacífico - coisa de louco!

Cheguei na cidade de Esterillos Oeste às 15:50h e fui direto para a pousa Cabanas El Barco, que já havia pesquisado na internet.

Amanhã a intenção é entrar na Nicarágua (valei-me meu padim padi siço!!).

Rodei hoje 317 km.
Coordenadas do hotel: N9° 31.893' W84° 29.947'

Clique nas imagens para ampliar.


Rindo, sem saber o que me esperava.

A moto no Panamá e eu na Costa Rica.

Fazendo a aduana na Costa Rica.


Aduana e imigração vazios.


Cabinas El Barco (onde estou hospedado)







Vamos a la playa......








10 comentários:

  1. Show de fotos!!! Está mais magro parceiro!! Dá uma paradinha , de vez em quando, para comer !!! Hehehehe

    ResponderExcluir
  2. Não chora, amigo. Kkkk
    Boa viagem. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem choro não, quem tá na chuva é pra se molhar.

      Excluir
  3. Show de bola as fotos, tu é o cara!!! "Prado" detonando ate na Costa Rica... Valeu!!!!

    ResponderExcluir