quinta-feira, 18 de maio de 2017

22º dia - Destino Sincelejo (Colômbia)

17 de maio de 2017

Saímos às 07:20h do hotel na cidade de Medelin. Estávamos a 1.500 metros de altitude mas, como estamos na Colômbia, iniciamos uma sequência de curvas subindo a 2.772 metros e aí começamos a descer ao nível do mar.

Conforme relatei nas postagens anteriores, tem chovido muito aqui na Colômbia, o que tem causado diversos transtornos ao longo das estradas e em diversas cidades, porém hoje sentimos de perto o perigo das chuvas aqui.

Quando descemos a 116 metros, na altura da cidade de Puerto Valdívia, a carretera 25 é acompanhada, pelo lado direito de quem está indo para o norte, pelo rio Cauca. Pois bem, esse rio transbordou e invadiu a pista causando interrupção do tráfego na altura da cidade de Caceres.

Quando vimos o tamanho da fila de carros parado, resolvemos voltar uns quilômetros e almoçar, pois era perto de meio-dia, e voltar depois na esperança que o nível do rio tivesse baixado e o tráfego liberado para veículos leves, pois até o momento só conseguiam passar caminhões.

Voltamos do almoço para o local inundado constatamos que a situação continuava igual. Quais eram as nossas opções entâo? Voltar e pernoitar na cidade anterior mais próxima, por as motos em um caminhão guincho que cobrava 50 pesos colombianos para transpor o trecho alagado ou encarar a pista alagada que parecia ser de apenas 100 metros de extenção. Às 13:30h decidimos encarar o desafio.

Levamos 13 minutos para sair do outro lado do alagamento, que provavelmente era 5 vezes mais extenso do que imaginávamos. Havia uma correnteza fortíssima do rio, que tentava arrastar as motos para fora da estrada. Além de tudo, os caminhões que vinham em sentido contrário causavam marolas que faziam as motos balançar. Nestes 13 minutos de travessia o Nilton quase perdeu o controle da moto, o motor da moto do Rocha "morreu" duas vezes e o Ricardo tombou com a moto dentro d'água, tendo sido ajudado a levantá-la por dois meninos.

Chegamos ao outro lado molhados dos joelhos para baixo, posso dizer assustados pois não contávamos com a força da correnteza e nem com a turbulência da água causada pelo caminhões que vinham em sentido contrário.

Nossos planos de chegar na cidade de Cartagena de Índia foram, literalmente, por água a baixo nesse dia.

Dirigimos mais um 150 km e pernoitamos na cidade de Sincelejo.

Rodamos nesse dia 514 km.
Coordenadas do hotel: N9° 18.043' W75° 23.391'

Clique nas imagens para ampliar








4 comentários:

  1. Que sinistro, Marinheiro. Passou legal, mas parece que encagaçado.....kkkk!! Uma Harley não passaria por este trecho. Boas estradas a vcs. Abração do Magoo!!

    ResponderExcluir